Notícias

27.03.2009 - Reciclagem de latas de alumínio: todos podem colaborar

As latinhas de alumínio usadas como embalagem de refrigerante, suco e cerveja são líderes em reciclagem no Brasil, atividade esta que traz muitos benefícios para a população e a preservação do meio ambiente.

Apenas em 2007 o Brasil reciclou 11,9 bilhões de latas, o equivalente a 32,6 milhões por dia ou 1,4 milhão por hora! Isto significa 96,5% das latas fabricadas e comercializadas no País, índice que faz do Brasil o líder em reciclagem de latas de alumínio.

É importante saber que reciclar ajuda a poupar recursos naturais (bauxita), combate a poluição de rios e ruas, economiza energia elétrica e gera renda para mais de 170 mil pessoas.

Quer ajudar a reciclar ainda mais latinhas? A Novelis, líder mundial em reciclagem de latas de alumino, dá as dicas:

Depois de recolher as latas, esvazie-as bem. Se possível, deixe-as secando em algum lugar ventilado;
Coloque-as dentro de sacos plásticos e feche-os bem;
Entregue nos locais de coleta (supermercados, escolas, cestos de coleta seletiva do seu bairro etc.).

Quem mora na capital paulista ou na região do Vale do Paraíba pode colaborar com o projeto “Recicle um Sorriso”, ação educacional da Novelis realizada em shoppings centers como o Eldorado, em São Paulo, e o Taubaté Shopping. Por meio de uma campanha permanente de coleta seletiva, a iniciativa estimula os visitantes a depositarem as latas de alumínio vazias nos recipientes instalados próximos as lixeiras das praças de alimentação.

Desde 2003, quando o projeto começou, já foram arrecadados aproximadamente R$ 65 mil, quantia doada a instituições beneficentes. Isso equivale a mais de 28 toneladas de latinhas de alumínio.

A Novelis também mantém no Zoológico de São Paulo, desde 2006, a campanha “Se ligue na cor. Coloque certo no coletor!”. Os painéis, placas e material informativo distribuídos pelo parque convidam todos a participar da coleta seletiva. Além disso, em pontos estratégicos foram instalados 100 coletores coloridos, que levam em consideração o tipo de resíduo: amarelo para metal, azul para papel, vermelho para plástico, marrom para alimentos e cinza para não-recicláveis.

Reciclagem também se aprende na escola

Desenvolvido em parceria com as secretarias estaduais de educação, meio ambiente e com as prefeituras municipais de Pindamonhangaba (SP), Candeias (BA) e Ouro Preto (MG), o projeto “A Sociedade do Amanhã”, idealizado pela Novelis, envolve anualmente mais de 18 mil crianças, 110 escolas e 750 professores da rede pública e privada de ensino.

O objetivo dessa ação, que completou 10 anos em 2008, é fazer com que os professores levem para dentro das salas de aula informações que ajudem a conscientizar os alunos sobre a importância da reciclagem e da preservação do meio ambiente. A metodologia utilizada reúne conteúdo teórico e prático, além de atividades lúdicas, todas relacionadas à educação ambiental. O trabalho é realizado de forma multidisciplinar e utiliza temas transversais como ética e cidadania.

Você sabia?

O alumínio pode ser reciclado infinitas vezes sem perder sua qualidade;
A lata de alumínio é leve, prática, fácil de transportar, resistente à umidade e à luz, não enferruja e gela mais rápido;
A latinha retorna ao ponto de venda em apenas 30 dias;
Uma tonelada (mil quilos) de alumínio reciclado evita a extração de cinco toneladas de bauxita, mineral a partir do qual se produz o alumínio;
A reciclagem de alumínio economiza 95% da energia elétrica necessária para a produção do metal primário. Isso equivale à quantidade de energia suficiente para abastecer uma cidade com mais de um milhão de habitantes.


Fonte: Margarete Storto (G.P. Comunicação / Novelis)

+ Notícias

+ leia mais

Aterros de Resíduos

+ leia mais

A farra dos sacos plásticos

+ leia mais

Newsletter

Notícias e informações sobre projetos diretamente na sua caixa de email.

Faça seu cadastro

Fundação Kubitz - Rua São Paulo, 2527 - Cascavel / PR - Brasil